terça-feira, 25 de novembro de 2008

Culinária

Gramado e a Gastronomia

Conhecida como uma das cidades mais ricas do ponto de vista da gastronomia, Gramado reúne restaurantes com cozinhas de diveros países.
Caças nobres. Javali, Faisão, Perdiz, Coelho... enquanto que poucos lugares do Brasil possuem restaurantes especializados em caças, Gramado dispõe de mais de um deles. O mais famoso seja, talvez o restaurante Casa da Montanha.
Café Colonial. outra especialidade da cidade de Gramado. Originalmente, as famílias colonas de origem alemã e italiana reuniam-se no final do dia ao redor da mesa, após tratarem da lavoura, e aí iniciavam um festim de todo tipo de iguarias, doces e salgadas. Geléias, cucas (uma espécie de pão adocicado com cobertura amanteigada), lingüiças, pequenos salgados (como croquetes e risoles) originalmente feitos de restos de outras refeições, são alguns dos sabores típicos desta refeição.
Churrasco. Muito embora Gramado seja mais conhecida pelas iguarias de origem européia, não devemos esquecer que situa-se no Rio Grande do Sul. O prato mais popular da comida brasileira, o churrasco, também pode ser saboreado em várias casas especializadas na região de Gramado.
Fondue. Gramado é famosa por seus restaurantes de fondue. Para os gulosos, as seqüências são a melhor pedida: lá degustam-se fondues de carne, carnes exóticas, fondues de queijo e chocolate. Para quem quer um ambiente mais romântico os restaurantes de fondue à la carte, ou de fondue na pedra, como o Le Petit Clos, são ideais.
Restaurantes italianos – a região da serra gaúcha é famosa por sua influência italiana e alemã. Esta influência é aparente também na gastronomia. Gramado é cheia de cantinas – uma das mais tradicionais sendo a Cantina Pastacciuta, que faz suas próprias massas, e que fica a poucas quadras do Varanda Hotel Gramado – e galeterias.
Galeterias – O galeto é uma especialidade criada pelos colonos italianos, que faziam na brasa os franguinhos-machos, no momento em que primeiro ficava claro tratar-se de um galo. Daí a expressão “galeto ao primo canto”.
Restaurantes alemães – os alemães também deixaram suas marcas na gastronomia local. Existem diversos restaurantes de influência alemã, que servem pratos da culinária teutônica, como o Eisbein, as famosas salsichas, e os pratos regados a molho de cerveja.
Restaurantes suiços e austríacos – o mais famoso e tradicional bastião da culinária austríaca em Gramado ainda é o Edelweiss. Serve deliciosos patos e um coelho no molho de cerveja preta. Em diversos locais consegue-se provar a famosa batata suiça e os fondues, também considerados uma especialidade da gastronomia suiça.
Restaurantes franceses – um dos mais famosos restaurantes com influência francesa é, possivelmente, o Belle du Valais, e o Le Monde, em Canela. Servem pratos da culinária internacional, mas com um acento francês.
Outras cozinhas – Gramado tendo se tornado uma meca gastronômica, não é de se admirar que cozinhas mais exóticas tenham se juntado ao cardápio dos já tradicionais restaurantes de origem européia. A cidade hoje conta com restaurantes asiáticos, como o San Tao, e outros restaurantes japoneses.
Agora ficou fácil de entender porque Gramado é simpaticamente chamada de cidade das delicias. Vale a pena conferir suas diferentes combinações de sabores e pratos e aproveitar o clima maravilhoso da região.

Um comentário:

Apeîara disse...

ESTA INTERESSANTE, CONTINUEM...