quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Gramado


História da Cidade

Corria o ano de 1875 quando chegaram as terras do atual Município os primeiros colonizadores, José Manoel Corrêa e cinco filhos homens, que se estabeleceram onde hoje assenta a Cidade, e Trintão José Francisco de Oliveira e Leonor Gabriel de Souza, que se fixaram no local chamado Linha 28.
Com o decorrer do tempo, descendentes dos primitivos imigrantes alemães e italianos se estabeleceram na região. Ate 1904, era o território parte integrante do Município de Taquara, então Taquara do Mundo Novo, do qual veio a tornar-se o 5.° distrito, com sede em Linha Nova. No mesmo ano era criado um Cartório de Notas e Registro Civil. Entre os habitantes que mais contribuíram para o desenvolvimento do Distrito, figuram João Leopoldo Lied, escrivão, José Nicoletti Filho, 1.° subintendente do Município, Pedro Benetti, comerciante, e outros.
Em 17 de janeiro de 1913, verificou-se a transferencia da sede distrital para o local onde hoje se ergue a Cidade. A princípio, fora escolhida a denominação de Dinizópolis, em homenagem a Diniz Martins Rangel, na época chefe político e Intendente de Taquara. A opção pelo novo sitio devia-se à notícia de que uma ferrovia iria passar por ali.
Prevaleceu o topônimo Gramado, inspirado na existência de um terreno recoberto de grama e com frondosas árvores, utilizado como local de parada e repouso de viajantes. Em 1914, concluiu-se a construção de uma capela, e a 7 de maio de 1917 era criada a paróquia de São Pedro.
Era já então evidente o progresso, tornado manifesto pela instalação de uma Agência do Correio e de um escritório do Banco Nacional do Comércio em 1918; de iluminação elétrica, dois anos depois, fornecida por usina própria, e pela chegada, em 1919, dos trilhos da Viação Férrea do Rio Grande do Sul, facilitando o intercâmbio comercial com outras praças do Estado.
A 6 de fevereiro de 1 926, inaugurava-se a Exatoria Estadual. Compunham a população do Distrito cerca de 60 famílias, com 3.500 pessoas, nos povoados de Caracol, Linha Nova, Linha Bonita, Pedra Branca, Várzea Grande, Renania, Tapera, Morro Redondo, Linha Ávila, Marcondes, São Roque, Linha Araripe, Linha 15, Linha 28, Serra Grande, Moreira Mascarenhas, Furna, Canelinha, Picada, Quilombo, Moleque, Campestre, Caboclos, destacando-se o de Canela, ponto terminal da linha férrea.
Com o correr do tempo, novos melhoramentos se sucedem: em 1930, cinema; em 1933, inauguração de um educandário católico; em 1935, construção da igreja-matriz; em 1937, instalação do Hospital Santa Terezinha; em 1948, outro hospital, e em 1951 o asfaltamento da principal rua da Cidade. Algumas industrias iniciam suas atividades e o comercio desenvolve-se. Contribui para maior projeção de Gramado o fato de ser procurado o Distrito como estação de veraneio.
Em 1948, frustra-se uma tentativa de emancipação. Em 1951, organiza-se uma comissão Pró-Melhoramentos de Gramado, constituída de três membros: Wartel Bertolucci, presidente, Hugo Daros secretario e Eusebio Balzaretti, tesoureiro. A 15 de dezembro de 1954, a Lei Estadual n.º 2.522 cria o Município de Gramado, acentuando-se o desenvolvimento, em todos os setores, e passando a formar entre as mais importantes cidades turísticas do Estado, famosa por suas belezas naturais.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Turismo

Turismo em Gramado

O turismo em Gramado é a principal fonte de renda do município, contribuindo com cerca de 90% de sua receita.
Gramado é hoje o principal destino turístico do Estado do Rio Grande do Sul e o quarto do Brasil, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
É uma cidade marcada por muitas belezas, possuidora de riquezas naturais exuberantes, sendo o maior pólo turístico do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes do Brasil.
A cidade destaca-se como centro de grandes eventos (congressos, seminários e encontros) além de sediar anualmente um dos mais tradicionais festivais de cinema da América Latina: o Festival Brasileiro e Latino de Cinema, durante o qual são distribuídos os prêmios Kikito.
Outros eventos importantes, e que atraem milhares de turistas, são o festival natalino conhecido como Natal Luz e a Festa da Colônia, esta uma das festividades mais integradora dos grupos que colonizaram a região: açorianos, alemães e italianos.


Turismo de negócios


Além do turismo familiar e de grupos, Gramado tem se tornado referência no turismo de negócios. Em virtude deste novo nicho, a cidade construiu uma estrutura para abrigar todos os tipos de atividade. O Gramado Sierra Park e a ExpoGramado são espaços que juntos somam 35.000 m2 de área e possuem infra-estrutura suficiente para abrigar grandes feiras.
Hotéis como o Serra Azul e o Serrano apresentam centros de convenção com equipamentos adequados para a realização de painéis e debates. Além desses, o Palácio dos Festivais também pode servir de auditório e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul construiu seu próprio Centro de Eventos e Treinamentos no município.


Dicas e Informações sobre a cidade de Gramado

Pórtico (Entrada Via Nova Petrópolis) -Localizado na entrada de Gramado, sua construção é em estilo bávaro, visando dar boas vindas aos visitantes. Foi inaugurado em 6 de janeiro de 1973, além de ser uma bela construção, possui jardins bem cuidados e floridos, encantando os visitantes que sempre procuram, através da fotografia, obter uma lembrança de Gramado.
Endereço: RS, 235Telefone: (54) 3286.2803Horário de funcionamento: terça a domingo – 9h às 16h
Pórtico (Entrada Via Taquara) – Localizado na entrada da cidade pela via Taquara, em estilo normando e inaugurado em 8 de Junho de 1991.


Pórtico (Entrada Via Taquara)
– Localizado na entrada da cidade pela via Taquara, em estilo normando e inaugurado em 8 de Junho de 1991. É uma homenagem à colonização alemã.
Endereço: RS, 115Telefone: (54) 3286 8171Horário de funcionamento: terça a domingo - 9h às 16h








Belvedere – Vale do Quilombo
- Paisagem que se descortina diante dos olhos do expectador, mostrando o quanto Gramado é privilegiada e dotada pela natureza. Ali, os 850m de altitude parecem uma oração de amor e suavidade, onde o ser humano se integra na criação.
Endereço: Av.das Hortênsias (saída para Canela)







Igreja São Pedro
- Inaugurada em 1942, é uma das maiores demonstrações de religiosidade da comunidade. A estrutura montada em pedra basáltica exibe arte nos vitrais com imagens sacras e em perfeita harmonia arquitetônica. A torre, de 46 m de altura, inspira uma prece a São Pedro, o padroeiro
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2659Telefone: (54) 3286.1187Horário de funcionamento: todos os dias, 8h às 21h.





Palácio dos Festivais
- Sede de exibição dos filmes participantes do Festival de Cinema de Gramado – cinema latino e brasileiro. No período do evento recebe artistas consagrados dos mais distintos lugares do mundo e lança no mercado filmes de curta, média e longa metragem, que concorrem ao “Kikito”.
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2697.Telefone: (54) 3286 1058Sessões de Cinema: Sexta, sábado e domingo às 20h30






Rua Coberta
- Cenário de eventos e apresentações, a Rua Coberta, que liga a Av. Borges de Medeiros e a Rua Garibaldi, é mais uma ótima alternativa em compras e gastronomia para o turista, principalmente em dias de chuva.
Endereço: Rua Madre VerônicaHorário de funcionamento: acesso livre.








Praça Major Nicoletti
- Inaugurada em 1936 e reinaugurada em 2003, recebeu o nome do 1º sub-intendente do local, responsável pela localização atual de Gramado, núcleo da sede desde 17 de janeiro de 1913. A praça compõe, com a Igreja Matriz São Pedro e o Palácio dos Festivais, um dos cenários mais característicos da cidade.
Endereço: Av. Borges de MedeirosHorário de funcionamento: acesso livre.





Igreja do Relógio
- A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) foi inaugurada em 5 de fevereiro de 1961 e dedicada ao apóstolo Paulo, seguidor de cristo. Seu relógio faz parte do dia a dia da cidade e sua localização, sobre um bouquet de hortênsias é um dos cartões postais de Gramado.
Endereço: Rua Martin Lutero, s/nTelefone: (54) 3286.3676 / 3286.1061Horário de funcionamento: Segunda a Sábado, 8h30min às 11h30min e 14h às 18h – domingos, cultos às 9h.




Centro Municipal de Cultura II
-Lá se encontra a Biblioteca Municipal Ciro Martins, que possui sala especial infanto-juvenil e Secretaria de Educação, que possui em sua infra-estrutura uma sala comunitária de multi-uso para ginástica, reuniões, grupo de orações, capoeira, entre outros, além de sala pedagógica.
Endereço: Rua São Pedro, 369 – fundosFone/Fax: (54) 3286.2709 / 3286.3027 / 3286.9535Horário de Funcionamento: Segunda a Quinta – 7:30h às 11:30h e 13:30h às 18hSexta-feira – 8h às 11:30h e 13:30h às 17:30hAcesso livre.E-mail: educacao@gramado.rs.gov.br



Centro Municipal de Cultura
- Reúne várias atividades de cunho cultural, como o Museu Municipal Professor Hugo Daros, o Teatro Elisabete Rosenfeldt, com capacidade para 360 lugares, a Biblioteca Municipal, Museu de Artes e salas para cursos, palestras, oficinas teatrais, artísticas e literárias. Ali também está instalada a Câmara Municipal de Vereadores, a Secretaria de Educação e Cultura, além do Arquivo Histórico Municipal.
Endereço: Rua São Pedro, 369Telefone: (54) 3286.4323 / 3286.9765Horário de funcionamento: Segunda à Sexta – 7h30min às 12h e 13h30min às 22hSábados - 10h às 12h e 14h às 18h



Centro Municipal de Cultura Várzea Grande
- Espaço totalmente dedicado à valorização da cultura da comunidade . Possui três salas de apoio e auditório com 98 lugares destinados para reuniões, palestras, teatro e cinema, além de biblioteca para pesquisa.Inaugurado no dia 02 de Julho de 2004.
Endereço: Av. do Trabalhador, 900 – Várzea Grande Telefone: (54) 3288.1955Horário de funcionamento: Segunda a Sexta – 8h às 12h e 13h30min às 21h30min Sábados – 14h às 20h30minAcesso Livre.E-mail: cmcvarzea@gramado.rs.gov.br

Culinária

Gramado e a Gastronomia

Conhecida como uma das cidades mais ricas do ponto de vista da gastronomia, Gramado reúne restaurantes com cozinhas de diveros países.
Caças nobres. Javali, Faisão, Perdiz, Coelho... enquanto que poucos lugares do Brasil possuem restaurantes especializados em caças, Gramado dispõe de mais de um deles. O mais famoso seja, talvez o restaurante Casa da Montanha.
Café Colonial. outra especialidade da cidade de Gramado. Originalmente, as famílias colonas de origem alemã e italiana reuniam-se no final do dia ao redor da mesa, após tratarem da lavoura, e aí iniciavam um festim de todo tipo de iguarias, doces e salgadas. Geléias, cucas (uma espécie de pão adocicado com cobertura amanteigada), lingüiças, pequenos salgados (como croquetes e risoles) originalmente feitos de restos de outras refeições, são alguns dos sabores típicos desta refeição.
Churrasco. Muito embora Gramado seja mais conhecida pelas iguarias de origem européia, não devemos esquecer que situa-se no Rio Grande do Sul. O prato mais popular da comida brasileira, o churrasco, também pode ser saboreado em várias casas especializadas na região de Gramado.
Fondue. Gramado é famosa por seus restaurantes de fondue. Para os gulosos, as seqüências são a melhor pedida: lá degustam-se fondues de carne, carnes exóticas, fondues de queijo e chocolate. Para quem quer um ambiente mais romântico os restaurantes de fondue à la carte, ou de fondue na pedra, como o Le Petit Clos, são ideais.
Restaurantes italianos – a região da serra gaúcha é famosa por sua influência italiana e alemã. Esta influência é aparente também na gastronomia. Gramado é cheia de cantinas – uma das mais tradicionais sendo a Cantina Pastacciuta, que faz suas próprias massas, e que fica a poucas quadras do Varanda Hotel Gramado – e galeterias.
Galeterias – O galeto é uma especialidade criada pelos colonos italianos, que faziam na brasa os franguinhos-machos, no momento em que primeiro ficava claro tratar-se de um galo. Daí a expressão “galeto ao primo canto”.
Restaurantes alemães – os alemães também deixaram suas marcas na gastronomia local. Existem diversos restaurantes de influência alemã, que servem pratos da culinária teutônica, como o Eisbein, as famosas salsichas, e os pratos regados a molho de cerveja.
Restaurantes suiços e austríacos – o mais famoso e tradicional bastião da culinária austríaca em Gramado ainda é o Edelweiss. Serve deliciosos patos e um coelho no molho de cerveja preta. Em diversos locais consegue-se provar a famosa batata suiça e os fondues, também considerados uma especialidade da gastronomia suiça.
Restaurantes franceses – um dos mais famosos restaurantes com influência francesa é, possivelmente, o Belle du Valais, e o Le Monde, em Canela. Servem pratos da culinária internacional, mas com um acento francês.
Outras cozinhas – Gramado tendo se tornado uma meca gastronômica, não é de se admirar que cozinhas mais exóticas tenham se juntado ao cardápio dos já tradicionais restaurantes de origem européia. A cidade hoje conta com restaurantes asiáticos, como o San Tao, e outros restaurantes japoneses.
Agora ficou fácil de entender porque Gramado é simpaticamente chamada de cidade das delicias. Vale a pena conferir suas diferentes combinações de sabores e pratos e aproveitar o clima maravilhoso da região.